sábado, 8 de setembro de 2012

Sensação belga


O texto abaixo, escrito por João Vitor Xavier e publicado no Lance! (que pode ser conferido aqui), traz um panorama sobre a seleção belga, que vive uma fase ótima. Divirta-se.

Por incrível que pareça, a grande sensação das Eliminatórias europeias para a Copa de 2014, que começam na sexta-feira, é a Bélgica. Apesar
de não ter se classificado para as últimas duas edições, os belgas mostraram a força de sua geração no último mercado de transferências, quando alguns de seus jogadores foram negociados por cifras monstruosas.

O meia Hazard, de apenas 21 anos, foi para o Chelsea por 40 milhões de euros (R$ 102,4 milhões), mesmo valor pago pelo Zenit por Witsel, do Benfica. Outros grandes nomes belgas que movimentaram a última janela de transferências incluem também Dembelé e Vertonghen. Ambos foram para o Tottenham por 24 milhões de libras (R$ 77,5 milhões).

Entre os que não mudaram de clube, os destaques também ficam na Inglaterra. Tanto Kompany, do Manchester City, quanto Vermaelen, do Arsenal, são capitães em seus times. Além de Hazard, o campeão europeu Chelsea tem mais três belgas, emprestados para outras equipes: o goleiro Courtois, campeão da Liga Europa com o Atlético de Madrid, Romelu Lukaku, do West Brom, e Kevin De Bruyne, do Werder Bremen.

Mas a estrela da companhia é mesmo Hazard. O camisa 17 dos Blues, além de ser o maestro em campo, assumiu a responsabilidade também fora das quatro linhas e admitiu que a Bélgica “precisa” se classificar para a Copa:

– O talento está aqui, sabemos disso, mas precisamos demonstrar com resultados. É tudo ou nada e temos que nos classificar para a Copa do Mundo.

Chave tranquila
Os belgas iniciam sua caminhada de volta a uma fase final de Copa do Mundo (a última edição com participação da Bélgica foi 2002, quando o time deu trabalho para o Brasil nas oitavas de final) enfrentando País de Gales na próxima sexta-feira, na abertura do Grupo A, e a Croácia, na terça-feira que vem.

Além deles, o grupo das Eliminatórias conta com Macedônia, Escócia e Sérvia. A chave foi considerada tranquila pelos belgas, que escaparam do grupo da morte, o I, que tem a campeã mundial França e a atual detentora do título, Espanha como grandes forças.

Garotada do Chelsea
Courtois já é titular do Atlético de Madrid e tido como sucessor de Petr Cech no Chelsea. Os Blues também contam com De Bruyne, Hazard e Lukaku, outros jovens talentos.

Xerifes
Kompany, capitão da seleção belga e do Manchester City, faz dupla de zaga com Vermaelen, que tem a braçadeira no Arsenal.

Outros talentos
O meia Fellaini é o principal jogador do Everton, da Inglaterra. Axel Witsel, ex-Benfica, chegou a ser especulado no Real antes de ir para o Zenit. O meia Defour é um dos destaques do Porto.

Bate-bola
João Carlos, zagueiro brasileiro naturalizado belga do Anzhi (RUS)

LNET!: Você chegou a jogar contra alguns desses nomes da seleção?
JC: O Kompany subiu quando eu estava no meu auge na Bélgica. Joguei muito contra ele. Era óbvio que ia se tornar um grande jogador. Joguei com o Courtois também, que é um grande goleiro, é meu amigo. O De Bruyne também renderá frutos.

LNET: E o Hazard?
JC: Não cheguei a jogar contra ele, mas é óbvio que é um craque.

LNET!: Acha que o time se classifica?
JC: Sim. E vai dar trabalho em 2014.

LNET!: Você queria defender o país?
JC: Me naturalizei pensando na segurança da família. Quando pensei em jogar, surgiram esses craques.