sexta-feira, 20 de abril de 2012

Liga Europa: Sporting vence a primeira semifinal

O favorito era o Bilbao, dadas as grandes atuações nos últimos jogos da Liga Europa. Mas quem venceu foi o Sporting, impondo sobre o oponente uma virada espetacular.

Alguns fatores influenciaram para o placar: o fato de o Sporting jogar em casa (a torcida faz a diferença em Alvalade) e o Bilbao ter um time jovem, que ainda oscila as atuações (ótimas contra Manchester United e Schalke 04, ruim contra os portugueses).

Novamente, o destaque do alviverde português foi o lateral-esquerdo Insúa (foto), que caminha para ser o melhor jogador do Sporting na competição. Foi dele o gol de empate, após Aurtenetxe abrir o placar. Diego Capel, outro destaque do time português, fez o gol da vitória.

Agora resta esperar o jogo da volta, em que os espanhóis jogam em casa. Mas a vantagem do empate é dos portugueses.




FICHA TÉCNICA:
SPORTING LISBOA 2 x 1 ATHLETIC BILBAO

Local: estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal
Data: 19 de abril de 2012, quinta-feira
Horário: 16h05 (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson – SUE
Cartões amarelos: João Pereira, Izmailov (Sporting); Óscar de Marcos, Iturraspe, Llorente (Bilbao)
GOLS: Sporting – Insúa, aos 31 minutos do segundo tempo e Diego Capel, aos 35 do segundo tempo. Athletic Bilbao – Aurtenetxe, aos 9 minutos do segundo tempo.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Xandão, Anderson Polga e Insúa; Schaars, Carriço (Carillo), Diego Capel (Pereirinha) e André Martins; Izmailov e Wolfswinkel
Técnico: Ricardo Sá Pinto

ATHLETIC BILBAO: Iraizoz; Iraola, Amorebieta, Ekiza e Aurtenetxe; Ander (Mikel San José), Iturraspe e Óscar De Marcos; Susaeta (Ibai), Muniain e Llorente (Toquero)
Técnico: Marcelo Bielsa



PS: Na outra semifinal, entre Atlético de Madri e Valencia, o gol do português Ricardo Costa colocou o Valencia vivo no duelo de volta. O jogo terminou em 4 a 2 para o clube da capital espanhola. Se fosse 4 a 1, a vaga seria muito mais difícil de ser alcançada. No mesmo jogo, Falcao Garcia (ex-jogador do Porto) anotou dois gols.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Deja vu

Peguei a matéria abaixo no site da ESPN Brasil. Bem interessante.


Espanha dá troco em Portugal e faz história com cinco clubes nas semis européias

Depois das classificações de Real Madrid e Barcelona às semifinais da Champions League, Athletic Bilbao, Valencia e Atlético de Madri confirmaram o favoritismo nos jogos de volta das quartas de final da Europa League e os espanhóis somam cinco participantes entre os oito semifinalistas europeus pela primeira vez na história.

Em 1980, porém, foram os clubes alemães que conseguiram tal feito. Na então Copa da Uefa, o Eintracht Frankfurt foi campeão em decisão diante do Borussia Moonchengladbach; os finalistas eliminaram nas semifinais, respectivamente, Bayern de Munique e Stuttgart. Somado a isso, o Hamburgo foi semifinalista da Champions League e eliminou o Real Madrid antes de ser vice contra o Nottingham Forest.


Além disso, a classificação de três times da Espanha entre os quatro melhores da Europa League responde ao domínio português da última temporada. Em 2011, eram Porto, Braga, Benfica e o Villarreal; agora, o trio espanhol tem a companhia do Sporting. Os alemães, além da já citada temporada 1979-80, também colocaram três clubes entre os quatro da Copa da Uefa em 1978-79 e 1988-89; a própria Espanha já fez o mesmo em 2006-07.

Nesta temporada, Barcelona e Real podem se encontrar na final da Champions caso passem por Chelsea e Bayern de Munique. Na Europa League, o Athletic pega o Sporting para garantir a final espanhola, já que do outro lado estarão Valencia e Atlético de Madri.

Liga Europa: Sporting empata e está nas semi-finais


Com grande atuação de Rui Patrício, que defendeu pênalti cobrado por Cleiton Xavier, o Sporting avançou para as semi-finais de Liga Europa e agora enfrenta o Athletic Bilbao, clube-sensação desta temporada (somente no mata-mata, eliminou Manchester United e Schalke 04).

O Sporting abriu o placar na sua primeira finalização no jogo, embora tenha sido aos 45 minutos do primeiro tempo. Van Wolfswinkel aproveitou cruzamento e abriu o marcador. Logo aos doze minutos da segunda etapa, Cristaldo empatou. Somente então ocorreu o pênalti citado acima. Se ele tivesse sido convertido, o jogo iria para a prorrogação. Então dá para afirmar que os leões tiveram o jogo nas mãos o tempo todo.

Agora vai ser um desafio enorme enfrentar o Bilbao. Quem venham os espanhóis!

Veja a ficha da partida.


Metalist
Goryainov, Villagra, Berezovchuk, Obradovic, Pshenichnikh (Marlos), Juan Torres (Blanco), Edmar (Devic), Sosa, Cleiton Xavier, Taison, Cristaldo,

Sporting
Rui Patrício, João Pereira, Xandão, Polga, Insúa, Matías Fernándes (Evaldo), André Martins (Renato Neto), Schaars, Izmailov, Wolfswinkel, Capel (André Santos).

Gols: Woldswinkel (45'/1T) e Cristaldo (12'/2T).

Benfica perde novamente e é eliminado pelo Chelsea

Um pênalti que, na minha opinião, foi claro e infantil (mas que dividiu opiniões na imprensa esportiva brasileira) acabou tendo mais espaço do que o jogo em si.

Sim, o Benfica foi derrotado novamente por um sonolento Chelsea, porém mostrou força de reação e quase conseguiu uma classificação que seria histórica.

Vamos às explicações para quem não viu o jogo: o Chelsea abriu o placar, de pênalti, e parecia satisfeito com o resultado. Não atacou mais, trocou atacante por volante e tomou uma grande pressão no final da partida. Com o gol de Javi Garcia, os encarnados se lançaram ao ataque, e estiveram perto do segundo gol. Só que aí Raul Meireles ganhou uma dividida de Aimar (falarei sobre ele abaixo) e acertou um belo chute, sacramentando a classificação do clube inglês.

Falando sobre Aimar, por este jogo ele mostrou que não é o mais o grande armador que já fora. O time precisava (e muito) dele, tocava para ele, mas dava a impressão de que ele não estava nem aí. O lance final com Meireles foi um claro exemplo.

Veja a ficha da partida.


CHELSEA 2 X 1 BENFICA

Local: Estádio Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)
Data: 4 de abril de 2012, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Primoz Arhar e Marko Stancin (ambos da Eslovênia)
Assistentes adicionais: Matej Jug e Slavko Vincic (ambos da Eslovênia)
Gols: CHELSEA: Lampard, aos 21min do 1° tempo e Raul Meireles, aos 47min do 2° tempo
BENFICA: Javi Garcia, aos 40min do 2° tempo

Cartão amarelo: Ivanovic, Ramires e Mikel(CHE) Aimar, Bruno César e Cardozo (BEN)
Cartão vermelho: Maxi Pereira (BEN)

CHELSEA: Cech; Ivanovic, Terry (Cahill), David Luiz e Cole; Obi Mikel, Lampard, Ramires, Kalou e Mata (Raul Meireles); Torres Técnico: Roberto Di Matteo

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Emerson, Javi García e Capdevilla; Matic e Witsel; Gaitán (Djaló), Aimar e Bruno César (Rodrigo); Cardozo (Nelson Oliveira)
Técnico: Jorge Jesus