segunda-feira, 11 de junho de 2012

Euro 2012: Portugal joga bem mas perde na estreia




Portugal fez uma boa partida, porém perdeu na estreia da fase final da Euro 2012. Jogando em Lviv, Ucrânia, pressionou a Alemanha e conseguiu segurar o ataque adversário, com exceção do gol de cabeça de Mario Gomez.

O jogo coletivo dos tugas deu bons resultados, com duas bolas na trave e outras duas oportunidades cara a cara com o goleiro alemão Manuel Neuer. Quando queriam resolver sozinhos, como Cristiano Ronaldo tentou em algumas oportunidades, perdeu a bola facilmente.

Taticamente, o time tem uma formação interessante. São quatro defensores, e um deles que pode atuar também como  meia (Fabio Coentrão). Os três volantes têm excelente qualidade no passe e na conclusão a gol, ou seja, além de marcar também armam bem o jogo. Os três atacantes dispensam comentários - Cristiano Ronaldo, Nani e um centroavante, que nesse jogo foi Helder Postiga, substituído pelo jovem veloz Nelson Oliveira, destaque no mundial Sub-20.

O único problema tem sido se adaptar a tal esquema, que não tem um meia-atacante. A vaga ainda carece de talentos após a saída de Deco. Vindo do Braga, Hugo Viana é o cara da posição, mas aparentemente ainda não agradou Paulo Bento.

Essa formação, aliada à aplicação e gana para vencer podem levar os portugueses à segunda fase. Não seria nenhumas surpresa se isso acontecer. O grupo é difícil, e o maior desafio já passou. A Alemanha tem o melhor time, a Holanda também conta com um excelente plantel, mas mostrou fragilidades na derrota para a Dinamarca, equipe que os portugueses conhecem bem.

É possível vencer Holanda e Dinamarca e assegurar uma vaga nas quartas de final. Os dois jogos deste sábado mostraram isso.

Confira a ficha técnica do jogo.

ALEMANHA 1 X 0 PORTUGAL

Local: Arena Lviv, em Lviv (Ucrânia)
Data: 9 de junho de 2012 (sábado)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Assistentes: Frédéric Cano e Michael Annonie (FRA)
Cartões amarelos: Boateng (ALE) e Hélder Postiga e Fábio Coentrão (POR)
Gols: ALEMANHA: Mário Gomez, aos 26 minutos do segundo tempo

ALEMANHA: Neuer; Boateng, Hummels, Badstuber e Lahm; Khedira, Schweinsteiger, Müller (Bender), Özil e Podolski; Gómez (Klose). Técnico: Joachim Löw

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles (Varela) e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Nelson Oliveira). Técnico: Paulo Bento

Foto: Eddie Keogh/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário