terça-feira, 31 de agosto de 2010

Terceira rodada: a redenção de Roberto



O futebol tem dessas coisas. Principal responsável pelas duas derrotas nas primeiras rodadas do Campeonato Português, o goleiro espanhol Roberto perdeu a vaga de titular para Julio César e teve que aguentar críticas de todos os lados.

Pois eis que o jogo mostrou o outro lado da vida de um guarda-redes. Ao cometer um pênalti, o titular foi expulso, cabendo a Roberto entrar na partida (algo que nem ele deveria esperar). O goleiro defendeu a penalidade, e se redimiu das falhas anteriores.

O jogo já estava em 1 a 0 para o Benfica, mas a defesa deu ânimo aos encarnados, que fizeram mais dois e golearam o Vitória de Setúbal. Mais uma bela história.

Veja a escalação da partida

Benfica 3 x 0 Vitória de Setúbal

BENFICA: Júlio César; Maxi, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García, Eduardo Salvio (Roberto), Gaitán (Carlos Martins) e Aimar; Saviola (Rúben Amorim) e Cardozo.
Suplentes:César Peixoto, Sidnei, Franco Jara e Weldon.

V. SETÚBAL: Diego Costa; Ney, Ricardo Silva, Anderson do Ó, Collin e Miguelito; José Pedro, Hugo Leal (Jaílson), Zeca (Henrique) e Silva; Sassá (Regula).
Suplentes: Getúlio Vargas, Michel, François, Pimenta.

Gols: Cardozo 4'/1T, Luisão 44'/1T e Aimar 12'/2T

Rio Ave 0 x 2 Porto

Mais uma vez o atacante brasileiro Hulk fez a diferença a favor do Porto. Com dois gols, deu a vitória e a manutenção da liderança no Campeonato Português. O Porto é o único time com 100% de aproveitamento no torneio.

Aliás, o time do Porto é digno de Liga dos Campeõs (já dizia o técnico do GenK, eliminado nas eliminatórias para a Liga Europa). Um ataque espetacular e em grande fase, com Hulk e Falcao Garcia, auxiliados por um meio de campo criativo e com o reforço de João Moutinho.

É verdade que Raul Meireles não faz mais parte do elenco (foi para o Liverpool, da Inglaterra), mas ele era um meio-campista mais defensivo. Com Belluschi, Varela e Ruben Micael, a armação está garantida para os goleadores. Candidato ao título.

Veja as escalações.

RIO AVE – Mário Felgueiras, José Gomes, Gaspar, Ricardo Chaves e Milhazes; Tarantini, Bruno China e Fábio Felício (Cícero); Saulo, João Tomás (Mendes) e Bruno Gama (Yazalde).

Suplentes: Paulo Santos, Braga, Tiago Pinto, Wires

FC PORTO – Helton; Sapunaru (Fucile), Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e João Moutinho (Cristian Rodriguez); Hulk, Falcao e Varela (Souza).

Suplentes: Beto, Sereno, Walter,  e Rúben Micael

Gols: Hulk aos 22'/1T e aos 20'/2T

Naval 1 x 3 Sporting

Na segunda-feira, fechando a rodada, o Sporting venceu o Naval pelo placar de 3 a 1 e ocupa a terceira colocação do Campeonato Português, atrás apenas de Porto e Braga.

Destaque para o ataque do time, que fez 3 gols fora de casa pelo segundo jogo consecutivo. O feito é mérito da escalação ofensiva do técnico Paulo Sérgio.

Veja as escalações dos times

NAVAL - Salin; Gomis, Lupède, Rogério Conceição e Jonathas; Godemèche e Hauw; João Pedro, Hugo Machado (Marinho) e Camora (Michel Simplício); Previtali

Suplentes: Jorge Batista, Zé Mário, Godinho, Giuliano, Marinho, Edvaldo e Simplício.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Nuno André Coelho e Evaldo; André Santos (Zapater), Maniche, Matiás Fernández e Valdés (João Pereira); Liedson (Saleiro) e Yannick Djaló.

Suplentes: Tiago, João Pereira, Anderson Polga, Zapater,Hélder Postiga, Vukcevic e Saleiro.

Gols: Liédson (Sporting) 41'/1T, Matias Fernandes (penalti) 15/2T, Yannick Djaló (Sporting) 25'/2T e João Pedro (Naval) 30/2T

Fonte e foto: Jornal A Bola

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Liga Europa: Confira os grupos de Porto e Sporting



Definidos os grupos da Liga Europa. O Sporting está no Grupo C, com certa dificuldade, mas com chances de classificação.

Já o Porto enfrentará o Besiktas, de Quaresma e Guti, pelo Grupo L. Destaque para o Grupo A, com confronto interessante entre Juventus e Manchester City.

Veja os outros grupos:

Grupo A:
Juventus (ITA)
Manchester City (ING)
Red Bull Salzburg (AUS)
Lech Poznan (POL)

Grupo B:
At. Madrid (ESP)
Bayer Leverkusen (ALE)
Rosenborg (NOR)
Aris Salónica (GRE)

Grupo C:
SPORTING (POR)
Lille (FRA)
Levski Sófia (BUL)
Gent (BEL)

Grupo D:
Villarreal (ESP)
C. Brugge (BEL)
Dínamo Zagreb (CRO)
PAOK (GRE)

Grupo E:
AZ Alkmaar (HOL)
Dínamo Kiev (UCR)
BATE Borisov (BIE)
Sheriff Tiraspol (MOL)

Grupo F:
CSKA Moscou (RUS)
Palermo (ITA)
Sparta Praga (RCH)
Lausanne (SUI)

Grupo G:
Zenit (RUS)
Anderlecht (BEL)
AEK (GRE)
Hajduk Split (CRO)

Grupo H:
Stuttgart (ALE)
Getafe (ESP)
Odense (DIN)
Young Boys (SUI)

Grupo I:
PSV Eindhoven (HOL)
Sampdoria (ITA)
Metalist Kharkiv (UCR)
Debrecen (HUN)

Grupo J:
Sevilla (ESP)
PSG (FRA)
Borussia Dortmund (ALE)
Karpaty Lviv (UCR)

Grupo K:
Liverpool (ING)
Steaua Bucareste (ROM)
Napoli (ITA)
Utrecht (HOL)

Grupo L:
FC PORTO (POR)
Besiktas (TUR)
CSKA Sófia (BUL)
Rapid Viena (AUS)

Liga dos Campeões: Braga tem grupo difícil. Benfica 2/3 de chances de se classificar



O sorteio dos grupos da Liga dos Campeões foi bem generoso ao Benfica, mas nem tanto ao Braga. Uma das razões é o próprio tipo do sorteio, já que os encarnados entraram como campeões, mas no pote 2. O Braga entrou no pote 3.

Assim, os grupos ficaram deste jeito:

Grupo A: Internazionale, Werder Bremen, Tottenham, Twente

Grupo B: Lyon, Benfica, Schalke 04, Hapoel Tel-Aviv

Grupo C: Manchester United, Valencia, Rangers, Bursaspor

Grupo D: Barcelona, Panathinaikos, Kobenhavn, Rubin Kazan

Grupo E: Bayern Munique, Roma, Basel, Cluj

Grupo F: Chelsea, Olympique de Marseille, Spartak Moscou, Zilina

Grupo G: Milan, Real Madrid, Ajax, Auxerre

Grupo H: Arsenal, Shakhtar Donetsk, Braga, Partizan

No Grupo B, o Benfica deve disputar duas vagas com Schalke 04 e Lyon, times fortes e com tradição no torneio. O Hapoel Tel-Aviv é o caçula do grupo, e candidato a saco de pancadas.

Já o Braga terá que jogar o mesmo futebol apresentado contra o Celtic e o Sevilla para passar de fase. No Grupo H, o favorito (embora este blogueiro sempre ache que vai amarelar) é o Arsenal, portanto, teoricamente o Braga disputa uma vaga contra três adversários: o Shakhtar tem vários brasileiros no elenco e sempre dá trabalho aos grandes; o Partizan é uma incógnita e deve usar este fator e os jogos em casa para conseguir o maior número de pontos possível.

Liga Europa: Sporting vai à fase de grupos após virada espetacular. Porto também se classifca

Brondby 0 x 3 Sporting

A missão parecia quase impossível aos Leões, após serem surpreendidos em casa para os dinamarqueses do Brondby. Teriam que reverter um placar de 2 a 0, jogando fora de casa. E não é que conseguiram fazer 3 a 0 e garantir, sem a necessidade da prorrogação, a classificação à Liga Europa?

Os gols foram marcados por Evaldo, Nuno André Coelho e Yannick, este último um dos destaques do Sporting neste começo de temporada.

"Transmitimos um pensamento positivo ao grupo. Demonstrámos em Alvalade que éramos superiores a este adversário mas o resultado foi enganador. Hoje, provámos que tínhamos razão", disse o técnico Paulo Sérgio após a partida. Confira a ficha do jogo.

Estádio: Brondby Stadion

Árbitro: Jiri Jech (Rep. Checa)

BRONDBY: Andersen; Wass, Bischoff, Von Schlebrugge e Rasmussen; Mike Jensen, Nilsson, Jens Larsen, Jan Kristiansen e Krohn-Dehli; Ousman Jallow (Bruno Batata, 77).

Suplentes: Tornes, Randrup, Van der Schaaf, Frederiksen, Farnerud e Madsen.

Treinador: Henrik Jenses.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Nuno André Coelho, Daniel Carriço e Evaldo; André Santos, Maniche, Vukcevic (Valdés, 85) e Yannick; Hélder Postiga (Matías, 67) e Liedson (Saleiro, 90+3).

Suplentes: Tiago, Polga, Grimi, Zapater e Saleiro.

Treinador: Paulo Sérgio.

Golos: 0-1, Evaldo (45+1); 0-2, Nuno André Coelho (75); 0-3, Yannick (90+1).


Porto 4 x 2 Genk

Após vencer a partida de ida por 3 a 0, o Porto tinha uma tarefa confortável: apenas segurar o time belga, inferior tecnicamente, diante de sua torcida. Até saiu atrás no placar, mas conseguiu reverter o resultado e vencer o jogo por 4 a 2.

Hulk foi o destaque da partida, ao marcar três gols. O técnico André Villas Boas usou um time misto para dar ritmo aos outros jogadores.

Veja a ficha da partida.

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho, Souza e Ruben Micael; Hulk e Falcao. Suplentes: Kieszek, Belluschi, Sereno, Varela, Walter, Miguel Lopes e Castro

GENK: Koteles; Daeseleire, Ngcongca, Durawael, Camus, Tozser, Huysegems, Vossen, Pudil, Ndabashinze, Yeboah
Suplentes: Casteels, Joneleit, Hubert, De Bruyne, Buffel, Aquino e Ogunjimi

Marcador: 0-1 por Vossen (23); 1-1 por Hulk (36); 2-1 por Fernando (53); 2-2 por Vossen (56); 3-2 por Hulk (59, g.p.); 4-2 por Hulk (63)


Marítimo 1 x 2 BATE Borisov

O Marítimo já havia sido derrotado pelo clube bielorrusso na primeira partida, portanto seu desafio era maior do que o esperado. E acabou perdendo a segunda partida, dando adeus ao sonho de disputar a rentável fase de gropos da Liga Europa.

Veja a ficha da partida:

Estádio dos Barreiros, no Funchal

Árbitro: Euan Norris (Escócia)

MARÍTIMO: Marcelo; Briguel, João Guilherme, Robson e Luciano Amaral; Roberto Sousa, Rafael Miranda (60’ Adilson), Danilo Dias e Djalma (63’ Kanú; Babá e Cherrad (45’ Marquinho).

Suplentes: Peçanha, Alonso, Luís Olím e Tchô.

Treinador: Mitchel van der Gaag.

BATE BORISOV: Gutor; Yurevich, Igor Shitov, Radkov e Bordachev; Pavlov, Olekhnovic, Kontsevoi (85’ Patotski), Bressan (67’ Baga) e Likhtarovic (69’ Skavysh); Rodionov.

Suplentes: Federovich, Sosnovski, Mauro Alonso, Skavysh, Dmitri e Kurlovich.

Treinador: Viktor Goncharenko.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Braga vence Sevilla em jogo histórico e está na fase de grupos da Liga dos Campeões


Uma partida para entrar para a história. Essa é a melhor definição do jogo de ontem, entre Braga e Sevilla, na Espanha, que selou a classificação inédita do Sporting Braga para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o principal e mais rentável torneio de clubes do mundo.

O grande responsável foi Lima, ao marcar três gols nos espanhóis. O ex-santista teve uma atuação de gala desde que entrou no lugar do uruguaio Luis Aguiar.

O ponto negativo foi para o goleiro Felipe, que falhou nos três gols que tomou. É importante o Braga tomar cuidado, pois se não fosse o poder ofensivo, essa classificação não teria saído.

Vale ressaltar que outro grande clube europeu eliminado pelos portugueses foi o escocês Celtic.

"Entramos como pequeninos, crescemos um pouco e agora queremos lutar com as equipas grandes, com os grandes jogadores. São poucas as oportunidades para jogar com Manchester e Real Madrid e como o sonho do Braga não é ganhar a Liga dos Campeões... Vamos trabalhar e ser honestos, crentes nas nossas capacidades", disse o técnico Domingos Paciência, ciente das dificuldades que irá enfrentar, consciente do elenco que tem mas esperançoso após um resultado histórico.

Veja as escalações dos times.


Sevilla 3 x 4 Braga

SEVILLA: Palop; Fazio, Konko (José Carlos), Escudé, Dabo (Negredo), Zokora, Cigarini (Renato), Perotti, Jesús Navas, Luis Fabiano e Kanouté.

SP. BRAGA: Felipe; Rodríguez, Moisés, Sílvio, Elderson, Vandinho, Salino, Luís Aguiar (Lima), Alan, Paulo César (Paulão) e Matheus (Élton).

Gols: Matheus (Braga) 31'/1T, Lima (Braga) 13'/2T, Luís Fabiano (Sevilla) 15'/2T, Navas (Sevilla) 39'/2T, Lima (Braga) 40'/2T, Lima (Braga) 45'/2T e Kanouté (Sevilla) 45'/2T.

Sevilla 3-4 Braga 24-08-2010 (qual.) Highlights goals - Champions League

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Porto assume a liderança na segunda rodada


O Porto venceu sem dificuldades o Beira Mar e assumiu a liderança do Campeonato Português, logo na segunda rodada, junto com o Nacional da Ilha da Madeira. Os dois times são os únicos a ter 100% de aproveitamento no torneio.

O destaque da partida foi o atacante colombiano Falcao Garcia, autor de dois gols. O time portista teve pouco trabalho, em parte por causa da inexperiência do adversário (recém-promovido da segunda divisão) e em parte do entrosamento do elenco, que teve a espinha dorsal mantida da última temporada.

Veja as escalações dos times.

FC PORTO - Helton, Sapunaru (Fucile), Rolando, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Fernando, Belluschi, Silvestre Varela (Ruben Micael), Falcao, Ukra

BEIRA MAR - Rui Rêgo, Pedro Moreira, Hugo, Yohan, Renan Garcia, Djamal, João Luíz, Rui Sampaio (Hugo Seixas), Artur (Luis Tinoco), Wilson Eduardo, Rui Varela (Leandro Tatu)

Gols: Falcao 26'/1T, Belluschi 45'/1T e Falcão 36'/2T

Nacional 2 x 1 Benfica

Como os caros leitores já devem ter percebido pelo post abaixo com os gols, o Benfica foi derrotado pela segunda vez consecutiva. Desta vez o algoz foi o Nacional da Ilha da Madeira (que divide a liderança com o Porto), que jogando em casa conseguiu vencer os atuais campeões.

Mais uma vez a discussão foi em torno do goleiro encarnado Roberto, que falhou novamente em um dos gols. O goleiro já havia sido cobrado pelo gol que tomou na partida de estreia, e pelas más atuações na pré-temporada. Ele deve perder a posição de titular para Julio Cesar.

Veja as escalações dos times.

NACIONAL: Bracali; Patacas, Filipe Lopes, Danielson e Tomasevic; Bruno Amaro, Luís Alberto, Skolnik e Mihelic (Todorovic); Orlando Sá (Mateus) e Diego Barcelos (Edgar Costa).

Suplentes: Elisson, Nuno Pinto, Thiago Gentil, João Aurélio.

Treinador: Predrag Jokanovic.

BENFICA: Roberto; Maxi Pereira (Jara), Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García, Rúben Amorim, Gaitán (Carlos Martins) e Aimar (Nuno Gomes); Cardozo e Saviola.

Suplentes: Moreira, Sidnei, Airton, Weldon

Treinador: Jorge Jesus.

Luís Alberto 5'/2T e Orlando Sá 21'/2T (Nacional); Carlos Martins 45'/2T (Benfica)

Sporting 1 x 0 Marítimo
O Sporting sofreu, mas todo o esforço para abrir o marcador foi compensado no último minuto, após pênalti duvidoso em Liédson, convertido pelo chileno Matias Fernandes. A imprensa portuguesa atestou como um pênalti claro, mas este blogueiro, assistindo à reprise do jogo pela televisão, constatou que não foi tão claro. Desta forma, o crédito do resultado é todo do árbitro.

Agora os leões conseguem apagar o mau resultado da primeira partida. E o melhor: diante de sua torcida. O Sporting tem um time bom, competitivo. Falta entrosamento e encontrar a melhor formação tática para os leões deslancharem.

SPORTING - Rui Patrício, João Pereira (Polga), Daniel Carriço, Nuno André Coelho, Evaldo, Zapater (Saleiro), André Santos, Maniche, Vukcevic (Matias Fernandes), Liedson, Yannick Djaló

MARÍTIMO - Marcelo Boeck, Ricardo Esteves, Robson, João Guilherme, Alonso, Roberto de Sousa, Rafael Miranda, Cherrad (Kanu), Danilo Dias (Tchô), Djalma Campos (Luciano Amaral), Babá

Gol: Matias Fernandes (PK) 45'/2T

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Liga Europa: Porto vence. Sporting e Marítimo decepcionam


O Porto venceu com tranquilidade o clube belga Genk, pela primeira partida da última eliminatória pré-fase de grupos da Liga Europa. Com gols de Falcao Garcia, Souza e Belluschi, o time português agora pode até perder por dois gols de diferença, no estádio do Dragão, que se classifica na competição.


Considerando o time adversário, diria que a vaga está garantida. Veja as escalações das equipes.

GENK: Courtois; Ngcongca, Joneleit, Matoukou e Pudil; Tozsér, Hubert, Buffel e De Bruyne (Camus, 8; Vossen (Ogunjimi, 46m) e Barda.
SUPLENTES: Koteles, Camus, Huysegems, Ndabashinze, Durwael e Koita.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Rolando e Álvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Ukra (Ruben Micael, 72m), Falcao (Walter, 84m) e Varela (Souza, 60m).
SUPLENTES. Beto, Miguel Lopes, Sereno, Castro.

Acção disciplinar: Cartão amarelo a Ukra, Tozser, Maicon, Vossen, Fernando, Helton, Pudil. Cartão vermelho a Matoukou.

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: 0-1, Falcao (29m); 0-1, Souza, (82m); 0-3, Belluschi (89m).

Sporting 0 x 2 Brondby

Já o Sporting não teve a mesma atuação, também pelo jogo de ida da última fase eliminatória da Liga Europa: derrota, em casa, por 2 a 0 para o Brondby, da Dinamarca. Mesmo contando com uma boa escalação, os leões foram domados e fizeram um papelão diante da sua torcida.

Veja as escalações

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Nuno André coelho, Carriço, Evaldo; Maniche, André Santos, Valdés (Saleiro, 76) e Matias Fernandez (Vukcevic, 56); Liedson e Postiga
Suplentes: Tiago, Polga, Saleiro, Pongolle, Djaló, Zapater e Vukcevic

BRONDBY: Andersen; Wass, Bischoff, von Schlebrugge, Rasmussen; Jensen, Nilsson (Randrup, 53), Kristiansen (Farnerud, 89), Larsen e Krohn-Deli; Jallow (Madsen, 73)
Suplentes: Tornes, Randrup, van der Schaaf, Frederiksen, A. Farnerud, Bruno e Madsen

Marcador: 0-1 por Kristiansen (43); 0-2 por Jallow (52)

BATE Borisov 3 x 0 Marítimo

Outro clube português em maus lençóis na competição foi o Marítimo. Após fazer bonito nas fases anteriores, foi derrotado por 3 a 0 para o BATE Borisov, da Bielorrússia. O adversário tem experiência em competições internacionais (já disputou a Liga dos Campeões) e fez valer o mando de campo para dar um bom passo rumo à classificação.

Veja as escalações dos times.

BATE Borisov - Veremko, Yurevich, Igor Shitov, Artem Radkov, Bordachev, Kontsevoi (Patotski, 90m), Olekhnovich, Pavlov (Baga, 81m), Renan Bressan (Maksim Skavysh, 89m), Nekhaychik, Rodionov.

MARÍTIMO - Marcelo Boeck, Ricardo Esteves, Alonso, Robson, João Guilherme, Roberto de Sousa, Tchô (Djalma, 62m), Rafael Miranda, Danilo Dias (Luciano Amaral, 85m), Babá, Marquinho (Cherrard, 69m).

Ao intervalo: 0-0
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Ricardo Esteves, Olekhnovich, Nekhaychik.
Marcadores: 1-0, Olekhnovich (57m); 2-0, Bressan(60m); 3-0, Pavlov (70m)
Fim da partida: 3-0

Braga vence Sevilla


O Braga venceu o Sevilla na primeira partida da última fase de classificação à Liga dos Campeões. Jogando diante da sua torcida, os braguenses tiveram controle do jogo e marcaram com Matheus, atacante brasileiro, o gol que pode dar a classificação à fase de grupos.


O Benfica, campeão português, já está garantido na LC. Ainda assim, para que Portugal tenha um segundo representante na principal competição de clubes do planeta, será necessária uma outra excelente partida dos jogadores do Braga, já que a disputa será na casa do adversário, que tem tradição em torneio internacionais e conta com jogadores experientes.

Veja as escalações dos times.

SP. BRAGA: Felipe; Miguel Garcia (Sílvio, intervalo), Moisés, Rodriguez e Elderson; Leandro Salino, Vandinho e Luis Aguiar (Lima, 56); Alan, Matheus (Élton, 75) e Paulo César.
Suplentes: Artur Moraes, Paulão, Lima, Meyong, Madrid, Silvio e Elton

SEVILHA: Palop; Dabo, Fazio, Escudé e Fernando Navarro; Jesus Navas, Zokora, Renato (Cigarini, 83) e Capel (Perotti, 70); Luis Fabiano e Kanouté (Negredo, 79).
Suplentes: Javi Varas, Romaric, Perotti, Alfaro, Negredo, Cigarini e Cala.

Marcador: 1-0 por Matheus (62)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Primeira rodada fraca em Portugal


A primeira rodada não foi tão boa para os grandes portugueses. Apenas o Porto venceu, na abertura da rodada, na sexta-feira. Benfica e Sporting perderam as estreias e o Braga, que nesta temporada pode ser considerado grande, venceu na estreia.

Naval 0 x 1 Porto

O Porto foi o primeiro e vencer a partida. Mesmo com um placar magro (1 a 0 com gol de pênalti), foi o suficiente para garantir a tranquilidade do time para a Liga Europa. Autor do gol, o atacante brasileiro Hulk voltou a marcar em competições oficiais.

Veja as escalações dos times

NAVAL: Salin; Carlitos, Lupéde, Jonathas e Rogério; Alex Hauw e Godemèche; João Pedro, Hugo Machado (Giuliano, 73) e Marinho (Camora, 61); Robin Previtali (Bolívia, 81).
Suplentes: Jorge Baptista, Michel Simplício, Bolívia, Manuel Godinho, Gomis, Giuliano e Camora.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Rolando e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho (Souza, 86) e Belluschi (Cristian Rodriguez, 73); Varela (Guarin, 61), Hulk e Falcao.
Suplentes: Beto, Guarín, Miguel Lopes, Ukra, Cristian Rodriguez, Souza e Sereno.

Disciplina: Cartão amarelo a Rogério Conceição (30), Carlitos (64), Jonathas (83); João Moutinho (44), Hulk (66) Guarín (74).

Benfica 1 x 2 Acadêmica

Já o Benfica foi derrotado em pleno estádio da Luz (foto). O golaço do brasileiro Laionel no último minuto deu a vitória ao Acadêmica de Coimbra e pos o time pouco conhecido na vitrine da mídia mundial.

Veja as escalações.

BENFICA - Roberto; Maxi Pereira (Carlos Martins), Sidnei, David Luiz e Peixoto (Jara); Javi Garcia; Ruben Amorim, Pablo Aimar (Weldon) e Fábio Coentrão; Saviola e Cardozo.

ACADÉMICA - Peiser; Pedrinho, Orlando, Berger e David Ady; Diogo Melo, Nuno Coelho, Diogo Gomes; Sougou, Miguel Fidalgo (Laionel) e Diogo Valente (Pedro Costa).

Gols: Miguel Fidalgo 26/1T (Acadêmica), Jara 17/2T (Benfica) e Laionel 45/2T (Acad)

Paços 1 x 0 Sporting

O Sporting não fez jus à boa pré-temporada e estreou com derrota para o Paços Ferreira. O gol solitário de Rondon, jogador venezuelano, fez a tristeza dos leões, que agora devem concentrar as forças na Liga Europa. Detalhe para a escalação ofensiva do Sporting, jogando fora de casa. Talvez este tenha sido o erro do técnico.

P. FERREIRA: Cássio; Baiano, Samuel, Bura e Jorginho; Leonel Olímpio e André Leão; Manuel José (Pedro Queirós), David Simão e Caetano (Nuno Santos); Mário Rondon.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Carriço (Yannick Djaló), Polga e Evaldo; Matías Fernández (Saleiro), Nuno André Coelho, Maniche e Valdés (Vukcevic); Postiga e Liedson.

Gol: Rondon 15/2T (Paços)

Braga 3 x 1 Portimonense

Para finalizar, Braga estreou bem, e diante de sua torcida, com uma vitória sobre o Portimonense. O time promoveu a estreia do goleiro Felipe (ex-Cortinthians) e segue motivado para a eliminatória da Liga dos Campeões contra o Sevilla. Jogadores declararam temer a escalação de Luis Fabiano no ataque dos espanhóis.

SP. BRAGA: Felipe; Miguel Garcia, Rodriguez, Moisés e Elderson; Vandinho, Salino e Alan; Matheus (Élton, 81) Paulo César (Andrés Madrid, 86) e Lima (Luís Aguiar, 56).

PORTIMONENSE: Pedro Silva; Ricardo Pessoa, André Pinto, Di Fábio e Nilson; Jumisse, Elias (Pedro Moita, 71) e Pedro Moreira (Peña, intervalo); Helder Pelembe, Ivanildo e Calvin Kadi (Pires, 51).

Marcador: 1-0 por Matheus (28); 2-0 por Paulo César (45); 2-1 por Elias (55); 3-1 por Salino (83)

Fonte e foto: A Bola

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tem início a Liga Portuguesa


Hoje começa o Campeonato Português, principal torneio que este blog fará a cobertura.

O Benfica defende um título incontestável conquistado na última temporada. Paralelamente, deverá se dedicar também à Liga dos Campeões para não fazer feio em âmbito internacional.

O Braga quer confirmar que o vice-campeonato não foi mero acaso, tentará um lugar na chave de grupos da Liga dos Campeões contra o poderoso Sevilla e briga para ser um dos grandes portugueses.

O Porto quer recuperar a hegemonia em Portugal. Contratou reforços de peso para isso, mas buscará uma nova liderança com a saída de Bruno Alves. Também tem boas chances na Liga Europa.

O Sporting fez uma boa pré-época, mas perdeu dois jogadores muito importantes (os meias Miguel Veloso e João Moutinho). Também quer voltar a ser grande no país, com muito mais ímpeto que disputará a Liga Europa. Contratou bons jogadores, mas terá uma temporada bem difícil.

Os demais têm muito chão pela frente para ficarem à altura dos citados acima.

Sim, a Jabulani (foto) será a bola oficial da Liga. Nesta cor mesmo.

Que comece o espetáculo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A incrível trajetória de Bebê


Uma bela história aconteceu em Portugal ontem. O Manchester United, um dos times mais ricos do mundo, comprou o atacante Bebê, do Vitória de Guimarães, por 9 milhões de euros.

O jogador, de 20 anos, é tido como um jogador rápido, de bom cabeceio e chute forte, jogava até 5 semanas atrás na teceiro divisão de Portugal.

Mas não é esse o diferencial da história. Ele era morador de rua e foi chamado para representar Portugal na Homeless World Cup, a Copa do Mundo dos Sem-Teto, e depois disso conseguiu uma oportunidade no Estrela da Amadora, da terceira divisão portuguesa. O talento do jovem foi identificado pelo Vitória de Guimarães, que em julho levou o jogador para a primeira divisão.

Traduzindo: em pouco tempo, o garoto foi de morador de rua a atacante de um dos maiores clubes do planeta. Claro que ele passará algum tempo no time b, amargará a reserva, mas com certeza sua vida e sua história já servem de orgulho e lição para todo o mundo.

Foto: Record

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Porto vence Benfica na Supertaça


Em partida disputada no sábado, dia 08, o Porto venceu o Benfica pelo placar de 2 a 0 pela Supertaça de Portugal. O jogo, disputado no estádio de Aveiro, marcou a abertura da temporada portuguesa, e já mostrou que os encarnados terão trabalho para manter a hegemonia no país.

Por outro lado, o Porto mostra que tomou a decisão correta ao manter o elenco forte, mesmo não disputando a Liga dos Campeões. O zagueiro Rolando marcou logo aos 4 minutos, e o artilheiro Falcao Garcia aumentou já no segundo tempo.

Veja as escalações dos times:

BENFICA: Roberto; Ruben Amorim, Luisão (Sidnei, 69), David Luiz e César Peixoto; Airton; Carlos Martins, Aimar (Jara, 59) e Fábio Coentrão (Gaitán, 77); Saviola e Cardozo

FC PORTO: Helton; Sapunaru (Miguel Lopes, 74), Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e João Moutinho (Raul Meireles, 82); Hulk, Falcao e Varela (Rodriguez, 69).

Marcador: 0-1 por Rolando (4); 0-2 por Falcao (67)

Disciplina: Cartão amarelo a Fábio Coentrão (30), Luisão (47), Aimar (51), David Luiz (57), Jara (64) ; Fernando (19); Alvaro Pereira (56), João Moutinho (76), Helton (86)

Fonte e foto: A Bola

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Braga perde, mas segue na Liga dos Campeões


Sim, o Braga foi derrotado pelo Celtic, em Glasgow, mas se classificou para a fase seguinte das eliminatórias da Liga dos Campeões. O placar de 2 a 1 não correspondeu exatamente o que foi o jogo.

O vice-campeão português não se intimidou com a pressão da torcida e abriu o placar ainda no primeiro tempo. Somente na segunda etapa o Celtic conseguiu marcar dois gols, mas foi dominado o jogo todo pelo Braga e não conseguiu fazer mais.

Pelo sorteio das chaves, o próximo adversário do Braga será um clube grande da Europa. Para seguir no torneio, terá de medir forças com um dos seguintes adversários: Sevilha (Espanha), Werder Bremen (Alemanha), Zenit (Rússia), Tottenham (Inglaterra) e Ajax (Holanda).

Veja as escalações dos times.

CELTIC: Zaluska, Juárez, Hooiveld, Loovens, Mulgrew (Fortune), Maloney (Murphy), Brown (McCourt), Ledley, Cha Du-Ri, Hooper, Samaras

Suplentes: Cervi, Rogne, Fortune, Ki Sung-Yong, Rasmussen.

SP. BRAGA: Mário Felgueiras, Miguel Garcia, Moisés, Rodríguez, Elderson, Vandinho, Andrés Madrid (Paulão), Salino (Meyong), Alan, Matheus (Lima), Paulo César

Suplentes: Artur Moraes, Sílvio, Guilherme, Hélder Barbosa.

Gols: Paulo César (Sp), aos 20'/1T, Hooper (Celtic) aos 7'/2T e Juárez (Celtic) aos 35'/2T

Fonte e foto: Jornal A Bola

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Benfica é derrotado pelo Tottenham


Não terminou bem a pré-temporada do Benfica: derrota para o Tottenhan Hotspurs por 1 a 0, pela Taça Eusébio (me recuso a chamar de EUsebio Cup). Agora o clube volta a atenção à partida de sábado, contra o Porto, pela Supercopa de Portugal, que abre oficialmente a temporada.

O Benfica criou as melhores oportunidades, mas não soube aproveitá-las. Em entrevista coletiva, o técnico do clube inglês fez elogios aos encarnados e disse que foi um bom teste para a disputa da Liga dos Campeões.

Confira as escalações:

BENFICA: Roberto; Fábio Coentrão, Luisão, David Luiz, Rúben Amorim; Carlos Martins, Airton, Aimar, Jara; Cardozo, Saviola
Jogaram ainda: Moreira, Júlio César, Fábio Faria, Javi Garcia, Roderick, Felipe Menezes, Weldon, Luís Filipe, César Peixoto, Sidnei e Kardec

TOTTENHAM: Gomes, Walker, Corluka, Michael Dawson, Gareth Bale, Aaron Lennon, Jenas, Huddlestone, Modric, Giovani dos Santos, Peter Crouch
Jogaram ainda: Cudicini, Townsend, Danny Rose, Kranjkar, Naughton e Defoe

Gol: Gareth Bale, aos 55 minutos

Fonte: A Bola
Foto: Record

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Benfica faz pré-temporada animadora



É, o Benfica realmente faz uma excelente pré-temporada, mantendo as vitórias e conquistas da última, em que conquistou o título português.

Agora foi a vez de levar para casa o troféu do Torneio do Guadiana, em que foi campeão em 2007, 2008 e 2009 também. Bom presságio?

Ontem, os encarnados venceram o clube inglês Aston Villa por 4 a 1, com gols de David Luiz (recém-convaco à seleção brasileira), Saviola (duas vezes) e Cardozo. Para o Villa, o norueguês Carew fez o gol de honra. Veja as escalações dos times.

Benfica – Roberto; Rúben Amorim, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Carlos Martins, Airton e Aimar; Jara, Cardozo e Saviola. Jogaram ainda Sidnei, Javi Garcia, Luís Filipe, César Peixoto, Gaitan e Kardec.

Aston Villa - Friedel; Luke Young, Richard Dunne, Carlos Cuellar, Steve Sidwel, Young, Albrighton, Petrov, Shorey, Delfounesco e Heskey. Jogaram ainda Davies, Warnock, Downing, Reo-Coker, Carew e Weimann.

Disciplina: cartão amarelo a Dunne, Petrov e Albrighton.

Marcador: 1-0 por David Luiz (10 m); 2-0 por Saviola (37 m); 3-0 por Cardozo (43 m); 4-0 por Saviola (50 m); 4-1 por Carew (68 m).

Mesmo placar contra o Feyenoord, na sexta-feira



Smolov abriu o placar. Cardozo empatou. Cardozo de novo. Felipe Menezes fez o terceiro. Rubem Amorim fechou. Apesar do susto inicial, o Benfica controlou bem o jogo e goleou o clube holandês, por 4 a 1.

O destaque não poderia ser outro: o paraguaio Oscar Cardozo, com dois gols

BENFICA: Roberto; Rúben Amorim, Sidnei (77' Luisão), David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia (46' Airton), Carlos Martins (46' Ramires), Aimar (46' Jara) e César Peixoto (65' Felipe Menezes); Saviola (78' Luís Felipe) e Kardec (46' Cardozo).

Suplentes: Júlio César, Luís Felipe, Luisão, Fábio Faría, Airton, Ramires, Felipe Menezes, Cardozo, Jara, Weldon, Nuno Gomes, Gaitán, Roderick e Balboa.

Treinador: Jorge Jesus

FEYENOORD: Erwuin Mulder; Stefan De Vrij,Ron Vlaar, André Bahia e Tim de Cler; Karim El Ahmadi (76' Van Haarem), Eroy Fer, Wijnaldum e Luigi Bruins (81' Dani Fernández); Diego Biseswar e Smolov (76' Luc Castaign).

Suplentes: Rob Van Dijk, D. Dani Fernández, Adil Auassar, Kamohelo Mokotjo, Lumb, Luc Castaign e Van Haarem.

Treinador: Mário Been

Fonte: A Bola
Fotos: Site oficial do Benfica

Notícias do Porto



Ontem o Porto foi derrotado pelo Bourdeaux, no Torneio de Paris, pelo placar de 2 a 1. O atacante Walter (foto), recém-contratado do Internacional de Porto Alegre, marcou o único gol dos dragões. O time português atuou com o time reserva, já que no sábado o elenco titular enfrentou o Paris Saint-Germain, e perdeu por 1 a 0.

Com o resultado, o Bourdeaux levou o título do Torneio de Paris, já que o PSG apenas empatou com a Roma, o outro time do torneio.

Veja a escalação:

Porto 1 x 2 Bourdeaux (Bordéus, no português de Portugal)

Parque dos Príncipes, em Paris

FC PORTO: Beto; Sapunaru (Fucile, 72), Maicon (Rolando, 64), Sereno e Alvaro Pereira; Belluschi, Souza e Rúben Micael (Castro, 17); Varela (James Rodriguez, 60), Walter (Falcao, 60) e Ukra.

Suplentes: Kieszek, Bruno Alves, Emídio Rafael, Tomás Costa, Raul Meireles, Cristian Rodriguez e Hulk.

Treinador: André Villas Boas.

Bordéus: Olimpa; Ciani, Chalme, Marange e Saunier (Henrique, 46); Sertic (Plasil, 61), Ayite (Gourcuff, 66), Ducasse (Sane, 81) e Traore (Wendell, 66); Saivet (Cavenaghi, 66) e Jussie.

Treiandor: Jean Tigana.

Golos: 1-0, Walter (30); 1-1, Ayité (58); 1-2, Ciani (84).







Já no sábado, o Porto enfrentou os anfitriões PSG. E perdeu, por 1 a 0. O gol foi marcado por Traore, no último minuto da partida. Na foto, o uruguaio Cristian Rodrigues disputa a bola com o lateral brasileiro Ceará, campeão do mundo em 2006 com o Inter de Porto Alegre.

Veja a escalação da partida:

Ficha de jogo:

PSG 1 x 0 Porto

Parque dos Príncipes, em Paris

PSG: Edel; Ceará, Camara, Traoré e Armand (Jallet, 51); Makelele, Chantôme, Maurice (Makonda, 21) e Sessegnon; Kezman e Erding.

Suplentes: Coupet, Sakho, Nenê, Touré, Clément, Bodmer, Hoarau, Luyindula e Giuly.

Treinador: Antoine Kombouaré

FC PORTO: Keiszek (Helton, 46); Miguel Lopes, Maicon (Sereno, 63), Rolando e Álvaro Pereira (Emídio Rafael, 46); Fernando, João Moutinho, Guarín (Rúben Micael, 53); Hulk, Falcao (Walter, 63) e Cristian Rodriguez (James Rodriguez, 63).

Suplentes: Beto, Sapunaru, Meireles, Varela e Castro.

Treinador: André Villas Boas

Golos: 1-0, Traoré (90 min.).

Fonte e fotos: A Bola

Notícias do Sporting


Adeus de Miguel Veloso


Mais um talentoso meio-campo deixou o Sporting. Após a saída de João Moutinho para o rival Porto, agora foi a vez de Miguel Veloso (foto), acertar a tranferência. Ele defenderá o Genoa, da primeira divisão italiana.

A negociação vinha sendo feita há algum tempo, e especulava-se que talvez não houvesse acordo. Como foi assinado, resta agora à diretoria e comissão técnica buscar alternativas para a armação de jogadas dos Leões.



Vitória na Liga Europa

Na última quinta-feira, o Sporting jogou a primeira partida da 3ª eliminatória da Liga Europa, contra o clube dinarmaquês Nordsjaelland. Com um gol do meia Vukcevic (foto), aos 25 minutos do primeiro tempo, venceu a partida e conquistou uma boa vantagem para o jogo da volta, em casa.

Veja as escalações dos times

Sporting 1-0 Nordsjaelland

Ficha de jogo:

Farum Stadium, em Farum (Dinamarca)

Árbitro: Stanislav Sukhina (Rússia)

NORDSJAELLAND: Hansen, Kildentoft, Parkhurst, Jensen, Bengtsson, Adu, Stokholm, Nielsen (Bernier, 66), Laudrup (Granskov, 84), Nicki Nielsen, Fetai (Mikkelson, 73).

Suplentes: Novakovic, Christensen, Knudstrup e Rasmussen.

Treinador: Morten Wieghorst

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; Maniche, Pedro Mendes (Miguel Veloso, 46), Vukcevic (Valdés, 71) e Yannick (Liedson, 80); Saleiro e Postiga.

Suplentes: Tiago, Nuno André Coelho, Matías Fernandez e Pongolle.

Golos: 0-1, Vukcevic (25 min.).

Fotos: A Bola