segunda-feira, 15 de março de 2010

A campeã do mundo 2010 será...

Estou avisando: a campeã da Copa de 2010 será a Inglaterra. E digo as razões disso: há uma série de fatores que parecem coindidência, mas na verdades são elementos essenciais para um time ser campeão do mundo.

Em primeiro lugar: O time - muito forte, com criação e marcação em excelente sincronia. Craques como Gerrard, Lampard e Rooney podem levar o time nas costas. A defesa, com uma dupla de zaga do quilate de Terry e Ferdinand, tem à frente Barry, excelente marcador, e com um passe digno de meia.

Segundo: A polêmica - a descoberta do caso extraconjugal entre Terry e a ex-mulher de Wayne Bridge fez com que as atenções se desviassem do futebol para a vida pessoal dos jogadores. O zagueiro perdeu a braçadeira de capitão e o lateral se desligou do time. Em 2006, a Itália se via em um dos maiores escândalos de manipulação de resultados, e levou o caneco, amenizando um pouco a situação.

terceiro: A ausência - grandes times somente vencem algo quando seus ícones deixam a seleção. Em 2006, a Itália foi campeã sem a presença de Maldini, pela primeira vez em 4 copas. Em 2008, a Espanha foi campeã europeia (segundo maior torneio de seleções do Mundo, e para muitos mais importante que a Copa) sem ter o atacante Raúl em seu elenco, pela primeira vez em mais de 10 anos. Agora a Inglaterra provavelmente não terá Beckham, lesionado. Mesmo não sendo titular no time de Capello, sua ausência será uma forma de mostrar ao grupo que disputa a competição que pode se virar, e ser campeão.

Quarto: a reabilitação - Fora da fase final da Eurocopa 2008, eliminado nos pênaltis na copa de 2006, a Inglaterra passou por momentos conturbados. Recuperou as vitórias com a chegada de um técnico de pulso firme e com conhecimentos sólidos em futebol. Foi o que aconteceu com o Brasil em 2002 (um time desacreditado pela campanha nas eliminatórias), e a Itália em 2006 (ninguém apostava neles, só se falava de Brasil e Alemanha).

Quinto: a última chance - A seleção inglesa tem uma boa geração de jogadores, mas muitos devem disputar a Copa pela última vez. Foi assim na Itália em 2006 (cuja geração foi mantida na Euro 08 e na Copa das Confederações 09 e fracassou) e com o Brasil em 2002 (campeã no mesmo ano, manteve a base em 2006 e fracassou). Agora, experientes e ainda jogando um excelente futebol (Rooney, por exemplo, é um dos melhores do mundo atualmente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário